Danças Urbanas no Brasil: Terminologias, Profissionalização e Festivais
Vanessa Garcia dos Santos
SINOPSE
Como viver de dança? Como viver de Danças Urbanas? Dança de Rua ou Danças Urbanas? Por que algo que chamava Dança de Rua hoje é chamado de Danças Urbanas? Dança de Rua é a mesma coisa que Danças Urbanas? Como surge o termo Danças Urbanas? O que é ser um profissional de Danças Urbanas? Quais os espaços de formação e atuação do profissional? Como os festivais contribuem para essa profissionalização?
Há sempre algumas perguntas que nos movem enquanto artistas e pesquisadores. Essas perguntas que nos colocam insistentes na busca por uma resposta e, mesmo sabendo que não há uma única resposta, seguimos buscando. Foram essas as principais questões que me implicaram na pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Sem a pretensão de trazer respostas prontas, mas apontando possíveis caminhos, convido o leitor a refletir sobre temas abordados e me acompanhar nas questões que se desenrolam por estas páginas.
SOBRE A AUTORA
Vanessa Garcia é mestre em Artes Cênicas e graduada em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia. Iniciou sua trajetória na Dança de Rua aos 11 anos de idade na cidade de Uberlândia-MG no ano de 2005. Em 2012 ingressou na Graduação em Dança entrando em contato com a Dança Contemporânea e suas diversas formas de criação. Durante a graduação realizou trabalhos solos e coletivos, auxiliou na produção de eventos e na construção do curso. Foi membro do Centro Acadêmico Klauss Vianna do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia, participou do Grupo de Pesquisa Spirax e do Projeto de Extensão Formigueiro de acervo e memória da dança. Desenvolveu pesquisa de Conclusão de Curso intitulada Danças Urbanas no Brasil: Terminologias, Profissionalização e Festivais sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Molina. Criou o GEDU - Grupo de Estudos em Danças Urbanas e a produtora cultural Udi Crew, pela qual realiza diversas ações voltadas para a Cultura Hip Hop em Uberlândia, dentre elas destaca-se o Udi Urban - Festival de Danças Urbanas realizado anualmente na cidade e o evento Flores do Asfalto. Desde 2015, Vanessa trabalha como produtora cultural realizando a elaboração e execução de projetos culturais na área de dança. Além disso, produz a Mostra Paralela e o Provisório Corpo Grupo de Dança. Em 2019 defendeu dissertação de mestrado intitulada A formação de Praticantes de Danças Urbanas em Cursos de Graduação em Dança no Brasil de 2007 a 2017 sob orientação da Prof.a Dr.a Daniella de Aguiar. Vanessa tem formação em patrimônio cultural imaterial e é conselheira suplente na cadeira de produtores e espaços culturais no Conselho Municipal de Política Cultural de Uberlândia.
